Durante a ovulação um ovócito amadurecido sai do ovário em direção à trompa. |
Numa relação sexual o esperma (líquido que contém os espermatozoides) é depositado na vagina da mulher. Cerca de 300 milhões de espermatozoides iniciam então um percurso através do útero e em direção às trompas. Destes, somente algumas centenas atingem o ovócito e apenas um consegue penetrá-lo - fecundação. A fecundação dá origem a um ovo (zigoto).
O ovo começa a dividir-se ainda na trompa. Primeiro divide-se em duas células, depois cada uma destas divide-se novamente em duas e assim sucessivamente. A divisão do ovo em mais células origina o embrião.
A fecundação é a união de um espermatozoide com um ovócito. |
Quando o embrião atinge o útero, cerca de cinco a sete dias após a fecundação, é constituído por um conjunto de cerca de trinta células. Este pequeno embrião fixa-se, depois, na parede interna do útero, o endométrio. O processo de fixação do embrião na parede do útero chama-se nidação.
A nidação consiste na fixação do embrião na parede interna do útero, o endométrio. |
.............................
Em termos de resumo temos:
1) Ovulação - libertação de um ovócito amadurecido de um ovário para a trompa;
2) Fecundação - União de um espermatozoide com um ovócito;
3) Nidação - Fixação do embrião na parede do útero.
Para terminar, vou convidar-te a assistires a este pequeno vídeo que retrata precisamente estes momentos. Presta atenção...
kjhkjh
5 comentários:
ola eu sou um menino e gosto muito do seu saite o profefessor vosse e um optimo professo
Stor, no livro nos assuntos que o stor deu para o teste, há lá um que tem Ovulação, Fecundação, Nidação e ciclo menstrual e tem para consultar as paginas da 140 àv142 a minha dúvida é pra dizer o que significa.
Sara 6ºf nº24
Sara, não compreendo bem a tua questão. As páginas que apontaste são aquelas em que irás encontrar esses conteúdos para estudares!
Enviar um comentário