Diferenças entre artérias, veias e capilares sanguíneos:
As artérias, as veias e os capilares sanguíneos distinguem-se não só pela sua estrutura mas também pela função que desempenham.
Diferenças entre artérias, veias e vasos capilares sanguíneos. |
As artérias levam o sangue do coração para os diferentes órgãos. As suas paredes são espessas (grossas) e elásticas. Elas conseguem suportar a pressão do sangue quando este é bombeado pelo coração.
No organismo, as artérias ramificam-se diminuindo gradualmente de espessura.
Nas veias circula o sangue que regressa ao coração. As suas paredes são mais finas e menos elásticas. Apresentam um diâmetro interno (espaço por onde passa o sangue) maior do que o das artérias.
Os vasos capilares ligam as artérias às veias. Têm um diâmetro muito pequeno e as suas paredes são constituídas por uma só camada de células, o que permite a troca de substâncias entre o sangue e os tecidos.
Queres ver o sangue a circular nos vasos capilares? Presta, então, atenção ao vídeo. Repara que a imagem foi gravada a partir de um microscópio, nela consegues aperceber-te dos glóbulos vermelhos a deslocarem-se lentamente por entre estes vasos sanguíneos tão finos.
.......................
Vasos sanguíneos de um ser humano. |
O comprimento total de todos os vasos sanguíneos de um ser humano é de tal maneira grande que equivale a mais de duas voltas ao nosso planeta. Todas as células do nosso corpo têm forçosamente que ter na sua proximidade um vaso capilar de forma a poderem estabelecer trocas com o sangue.
6 comentários:
professor nao percebi muito bem !!!
É tão incrivel como o ser humano pode ter tantos vasos sanguineos! São mais que noventa e nove triliões de vasos sanguineos!
Bjs da Jéssica Filipa
nº10
6ºI
Não percebeste o quê???
ai ai stor, este blog e formidavel, por aqui posso tirar informaçao e principalmemte, estudar para as fichas de avaliaçao......
Inês Reis 6ºI nº8
Concordo contigo Ines Reis! Um beijão da tua amiga Jéssica!
Não sei como é que temos tantos vasos sanguineos até me perco imaginar se fosse um labirinto
Ana martins 6ºI nº2
Enviar um comentário