É claro que necessitam! O que acontece é que eles obtêm-no a partir da água e não do ar. O oxigénio, tal como muitas outras substâncias como por exemplo o açúcar, dissolve-se na água. É este oxigénio que os peixes recolhem através das suas brânquias (guelras).
Brânquia de um peixe. A cor vermelha deve-se ao sangue que percorre inúmeros vasos sanguíneos. |
Para que isto suceda o peixe tem que realizar movimentos respiratórios: a água entra pela boca, em seguida passa para a câmara branquial onde se encontram as brânquias e por fim sai pelas fendas operculares que se abrem devido à movimentação dos opérculos.
Podes ver neste vídeo uma carpa a realizar movimentos respiratórios (abre a boca e engole água; de seguida fecha-a e abre as fendas operculares para a expulsar).
A água que entra na boca do peixe traz oxigénio dissolvido. Quando passa pelas brânquias dá-se a hematose branquial (o oxigénio dissolvido na água passa para o sangue existente nas brânquias e o dióxido de carbono passa do sangue para a água). Quando a água sai pelas fendas operculares já vem pobre em oxigénio e rica em dióxido de carbono.
Podes ver todo este processo na imagem seguinte.
8 comentários:
ajudou me muito para o teste obrigada
Obrigada !
Obg, ajudou-me imenso! Muito fácil de compreender! Agora só esperar o resultado do teste...
Obrigada! Ajudou imenso! agora é só esperar a nota do teste...
obrigada tive muito bom no teste...
Obrigada por não ajudar em nada
Professor com este blog consigo tirar a maioria das minhas duvidas excelente trabalho. Rafael filipe couto araujo 6g 22 escola de canelas
Muito obrigada, ajudou-me muito
:3
Enviar um comentário