Da ovulação à nidação

A partir da puberdade o sistema reprodutor entra em pleno funcionamento. Na mulher, os ovários libertam  mensalmente, e de uma forma alternada,  um ovócito amadurecido para a trompa do mesmo lado. Este processo designa-se por ovulação.

Durante a ovulação um ovócito amadurecido sai do ovário em direção à trompa.


Numa relação sexual o esperma (líquido que contém os espermatozoides) é depositado na vagina da mulher. Cerca de 300 milhões de espermatozoides iniciam então um percurso através do útero e em direção às trompas. Destes, somente algumas centenas atingem o ovócito e apenas um consegue penetrá-lo - fecundação. A fecundação dá origem a um ovo (zigoto).

O ovo começa a dividir-se ainda na trompa. Primeiro divide-se em duas células, depois cada uma destas divide-se novamente em duas e assim sucessivamente. A divisão do ovo em mais células origina o embrião.

A fecundação é a união de um espermatozoide com um ovócito. 



Quando o embrião atinge o útero, cerca de cinco a sete dias após a fecundação, é constituído por um conjunto de cerca de trinta células. Este pequeno embrião fixa-se, depois, na parede interna do útero, o endométrio. O processo de fixação do embrião na parede do útero chama-se nidação.

A nidação consiste na fixação do embrião na parede interna do útero, o endométrio.

.............................


Em termos de resumo temos:

1) Ovulação - libertação de um ovócito amadurecido de um ovário  para a trompa;

2) Fecundação - União de um espermatozoide com um ovócito;

3) Nidação - Fixação do embrião na parede do útero.


Para terminar, vou convidar-te a assistires a este pequeno vídeo que retrata precisamente estes momentos. Presta atenção...




kjhkjh

5 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
PG disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

ola eu sou um menino e gosto muito do seu saite o profefessor vosse e um optimo professo

Anónimo disse...

Stor, no livro nos assuntos que o stor deu para o teste, há lá um que tem Ovulação, Fecundação, Nidação e ciclo menstrual e tem para consultar as paginas da 140 àv142 a minha dúvida é pra dizer o que significa.
Sara 6ºf nº24

PG disse...

Sara, não compreendo bem a tua questão. As páginas que apontaste são aquelas em que irás encontrar esses conteúdos para estudares!