De que se alimentam as plantas?
Será da terra (solo)? Muita gente acha que sim. Antigamente era igual, até os cientistas da época pensavam o mesmo. Para dar resposta a esta questão Van Helmont, um cientista do séc. XVII, realizou a seguinte experiência:
Plantou uma planta jovem num vaso com solo. Pesou previamente a planta e a quantidade de solo que lá colocou. Regou a planta com água da chuva durante 5 anos, voltou a pesar a planta e o solo, e verificou que enquanto a planta tinha aumentado enormemente o seu peso (de 2,25 Kg para 76,1 Kg), a diferença do peso do solo era insignificante (somente 1 grama!). Concluiu que a planta não se alimentou a partir deste.
|
Ilustração da experiência de Van Helmont. |
Mas se as plantas não se alimentam do solo qual será o seu alimento? Vamos por partes...
|
Circulação da seiva bruta. |
As plantas absorvem, através das raízes, água que caiu no solo resultante da chuva ou de rega. Esta água, à medida que se vai infiltrando no solo, vai dissolvendo pequenas porções de minerais que lá se encontram. Logo, a água que é sugada pelas raízes tem sais minerais dissolvidos.
Uma vez dentro da planta, esta água com sais minerais dissolvidos é designada de
seiva bruta.
A seiva bruta é transportada por vasos condutores em direção às folhas (
circulação ascendente). Os vasos condutores de seiva bruta encontram-se na região central do interior do caule .
|
O dióxido de carbono é captado através dos estomas. |
Nas folhas (principalmente na página inferior) existem umas pequenas aberturas, os
estomas, por onde as plantas captam dióxido de carbono do ar atmosférico.
Será então que a água com sais minerais dissolvidos (absorvida através da raiz) e o dióxido de carbono (captado através dos estomas) são o alimento da planta? Será que conseguimos dar já resposta à questão inicial? Ainda não. No entanto estas substâncias são essenciais, as matérias primas, com que a planta obtém o seu alimento.
O alimento das plantas é obtido através de um processo chamado
fotossíntese. Neste processo, as plantas fabricam o seu alimento, açúcares (matéria orgânica), a partir de substâncias minerais: água e dióxido de carbono. Para que a fotossíntese ocorra é necessária a energia solar que a planta capta através de uma substância chamada
clorofila (a mesma que dá a cor verde às plantas). O oxigénio é um produto final da fotossíntese que as plantas libertam para a atmosfera através dos estomas.
A fotossíntese ocorre essencialmente nas folhas. O alimento produzido é depois dissolvido em água e dá origem à
seiva elaborada. Esta é enviada das folhas para as outras partes das plantas através de um conjunto de vasos condutores que se situam na periferia do caule (mais próximo da superfície do que os que transportam a seiva bruta). A seiva elaborada circula no sentido
descendente: das folhas para a raiz.
|
Circulação da seiva bruta e da seiva elaborada. |
.................................
Para terminar deixo-te uma sugestão: uma página interativa onde todos estes assuntos estão muito bem explicados. Mas há um problema, está escrita em inglês. Mesmo assim vale a pena, é uma boa oportunidade para utilizares os teus conhecimentos adquiridos na disciplina!
Entra na página
AQUI.