Ciclo menstrual

Mas afinal o que é a menstruação?

Para a maioria dos rapazes que frequentam o 6ºano este é um mistério associado ao sexo feminino: uns ouviram falar mas não sabem bem do que se trata, outros desconhecem o assunto por completo. As alunas, pelo contrário, estão geralmente mais informadas ou são mesmo já menstruadas, mas mesmo assim subsistem muitas dúvidas, muita confusão. Muitas delas têm até ideias erradas quanto às consequências ou aos cuidados a ter durante o período.  

A menstruação (período) consiste numa perda de sangue através da vagina que acontece todos os meses. Ocorre em média de 28 em 28 dias e tem uma duração de 3 e 7 dias. Esta perda de sangue deve-se à descamação periódica do endométrio (camada que recobre o interior do útero e que tem como função acolher o embrião).

Vamos por partes:

Ciclo menstrual.

Durante o ciclo menstrual, um ovócito amadurece num dos ovários e dirige-se para a trompa (ovulação) permanecendo aí, vivo, cerca de 12 a 24 horas.  Ao mesmo tempo sucede que no interior do útero vai-se formando uma camada esponjosa, rica em vasos sanguíneos, chamada endométrio. Esta camada tem como função acolher o embrião e proporcionar-lhe as condições ideais para o seu desenvolvimento. Caso não haja fecundação do ovócito por um espermatozoide este acaba por morrer. Por sua vez o endométrio, como já não vai haver embrião, começa a descamar e sai através da vagina dando origem a uma pequena hemorragia, a menstruação.


A primeira menstruação na vida de uma rapariga denomina-se menarca. Nos meses seguintes à menarca é normal que o período não seja totalmente regular, podendo ocorrer duas menstruações no mesmo mês, ou passar 2 ou 3 meses sem perder sangue.No entanto, se o ciclo menstrual continuar a ser muito irregular para além do prazo de dois anos, é aconselhável consultar um médico ginecologista.

Há muitas ideias erradas sobre a menstruação e suas consequências no dia a dia das mulheres: diz-se que não podem fazer bolos ou pão porque estes não crescem, que se fizerem maionese esta destalha, que não se pode tomar banho nem sequer lavar a cabeça. Durante a menstruação a mulher pode ter uma vida normal e deve ter especiais cuidados com a higiene. O banho não tem qualquer problema, muito pelo contrário!

Para terminar, deixo-te este vídeo com algumas recomendações importantes:

5 comentários:

Anónimo disse...

a parte do final é assustadora ... =(

Anónimo disse...

Olá,stor é a Sara do 6ºf nº24 que vamos ter teste na segunda e era para fazer uma pergunta: O stor põe como por exemplo o que é o ciclo menstrual e eu ponho esta resposta: A menstruação consiste numa perda de sangue através da vagina que aconte todos os meses. Ocorre em média de 28 em 28 dias e tem uma duração de 3 e 7 dias. Esta perda de sangue deve-se à descamação periódica do endométrio. Se não for esta responde pode escrever a resposta correta. Obrigada.

PG disse...

Olá Sara!

A tua resposta está correta.

Bom estudo!

Anónimo disse...

STOR EU QUERIA SABER SE O ENDOMERIO COMEÇA A FICAR MAIS GROSSO ANTES OU DEPOIS DA MESTRUAÇAO.

ASS:ANA 6ºC Nº5

PG disse...

Olá Ana,

Não é endomério mas sim endométrio!
O endométrio começa a formar-se após uma menstruação e vai engrossando até ao momento em que começa a descamar e dá origem à menstruação seguinte. Espero que tenhas compreendido.

Até 2ªfeira.