O coração

Há várias ideias erradas sobre o coração espalhadas entre as pessoas. Será o teu caso?

A primeira tem a ver com a forma e a posição do coração no nosso corpo:
Forma e localização do coração no corpo humano: o errado e o correto.

Muita gente imagina que o coração tem a forma daquele coração dos namorados que encontramos desenhado nas paredes e nas cartas de amor. O nosso coração é muito diferente! Outro erro comum consiste em pensarmos que o coração se encontra no lado esquerdo do nosso peito. Embora a sua ponta esteja voltada para a esquerda, este órgão apresenta uma posição mais ou menos central no peito.



Outra ideia errada bastante vulgar está relacionada com as funções desempenhadas pelo coração:

Muitas vezes as pessoas associam o coração a sentimentos como a paixão e o amor. Na realidade o coração nada mais faz que bombear continuamente sangue ao longo da nossa vida permitindo, assim, que ele circule continuamente pelo nosso corpo. Os sentimentos e as emoções são da responsabilidade do cérebro!



Como é constituído o coração?
Constituição do coração (1).

O coração é um órgão oco constituído principalmente pelo miocárdio (mio + cárdio = músculo + cardíaco) o qual é revestido por um tecido chamado pericárdio (na periferia ou em volta do coração). Dentro do coração encontramos quatro cavidades: duas aurículas (esquerda e direita), em cima, e dois ventrículos (esquerdo e direito) em baixo. A parte esquerda do coração está separada do seu lado direito devido à existência de uma parede chamada septo cardíaco a qual é formada pelo próprio miocárdio. O septo cardíaco impede que o sangue que circula no lado esquerdo do coração se misture com o que circula no seu lado direito.

Constituição do coração (2).

No coração existem quatro válvulas: a válvula tricúspide (entre a aurícula direita e o ventrículo direito), a válvula bicúspide (entre a aurícula esquerda e o ventrículo esquerdo) e as válvulas sigmóides (entre os ventrículos e os vasos sanguíneos que levam o sangue para fora do coração). É devido a elas que o sangue circula dentro deste órgão num só sentido: enche as aurículas, passa a seguir para os ventrículos e finalmente sai do coração. Em nenhum momento o sangue se desloca na direção contrária (a menos que haja algum mau funcionamento das válvulas!).


Constituição do coração (3).

O sangue entra no coração através das veias cavas, para a aurícula direita, e das veias pulmonares para a aurícula esquerda. Sai do ventrículo direito pela artéria pulmonar em direção aos pulmões e do ventrículo esquerdo pela artéria aorta para as restantes partes do corpo.



Como funciona o coração?


O coração funciona através de um conjunto de acontecimentos que se repetem - ciclo cardíaco.

Fases do ciclo cardíaco:

1) Diástole geral - o coração está relaxado e o sangue proveniente de todo o corpo chega através das veias às aurículas;

2) Sístole auricular -  o coração contrai-se na região das aurículas, as válvulas tricúspide e bicúspide abrem-se e o sangue é empurrado para os ventrículos;

3) Sístole ventricular - o coração contrai-se na região dos ventrículos, as válvulas tricúspide e bicúspide fecham-se e as sigmóides abrem-se. Como consequência, o sangue é empurrado para fora do coração através das artérias que o levam para todo o corpo. Em seguida as válvulas sigmóides fecham impedindo que algum do sangue volte a entrar nos ventrículos.

Queres ver como é? Então observa o vídeo.
Nota: no vídeo aparecem legendas escritas em inglês simples. Se não conseguires compreendê-las não faz mal, presta atenção às imagens.

16 comentários:

Anónimo disse...

Tá mt fixe stor,apesar de já ter visto na aula. Mas continuo a dizer que adoro o seu blog,e é por lá que estudo. Já fiz o tpc e tudo! assinado: Jéssica nº10 6ºI

Joaquim Magalhães disse...

ta mt fixe stor mas tenho uma duvida a parte esquerda do coração comunica com a parte direita do coração

ass: Joana Maria nº11 6ºI

PG disse...

Não, Joana, por causa do septo cardíaco.

Anónimo disse...

stor estive a ver o video e percebi tudo na perfeiçao. o teste vai ser muito dificil? ass:Beatriz 6ºA nº3

Anónimo disse...

Ola stor, nao percebi la muito bem o que e o pericardio,........
ass: ines reis 6ºi nº8

PG disse...

Olá Inês!

O pericárdio é um tecido que envolve externamente o coração (peri + cárdio = na periferia ou à volta do coração).

Espero ter satisfeito a tua curiosidade...

... e não te esqueças de usares acentos nas palavras!

Anónimo disse...

olá setor o blogs está muito fixe e o vídeos também adoro-o ass: ana 6 i n 16

Anónimo disse...

Olá professor adoro o blog .Isto nao era para dizer mas é a primeira ves que venho ao blog :) . Adoro ciências e as suas aulas ! Deseje-me sorte para o teste !!! Vou estudar por aqui 1 a 2 horas por isso tenho de ir xau !!

Anónimo disse...

Professor esqueci-me de dizer quem sou no comentario que eu ia estudar 1 a 2 horas. Sou O Luca 6H ! :)

Anónimo disse...

ja tou a começar a entender tudo sou o tiago e hugo 6f :)

Anónimo disse...

Boa tarde, existem algumas coisas que faltam na legenda do coração, como as veias pulmonares; as artérias, aorta e pulmonar e veias cavas. Gosto muito do seu blog e estudo muitas vezes por aqui! :)

PG disse...

Olá anónimo!

Se reparares com atenção encontras tudo o que apontas numa outra imagem em baixo.
Fico contente que costumas vir procurar ajuda no site.

Bom trabalho

Anónimo disse...

Está mt bem explicado as coisas :) uma pergunta o sangue venoso é aquele que passa pela artéria pulmonar não é ?? E não percebi muito bem o que é o miocardio , será que me pode satisfazer a dúvida ?

PG disse...

Olá anónimo, é verdade que o sangue que corre na artéria pulmonar é sangue venoso. Miocárdio significa músculo cardíaco (mio = músculo + cárdio = cardíaco). O miocárdio, nome do músculo cardíaco, é o principal tecido que constitui o coração.

jovem gamer 102 disse...


Ola professor,tive hoje aula consigo(18-09-2017)e estou aqui por outro motivo que não é sobre ciências naturais nem nada do género,estou aqui para perguntar como fez este site (MUITO BOM E BEM EXPLICADO)pois gostaria de poder fazer um também e por isso gostaria que me respondesse logo que possível.
Obrigado pela sua atenção!


ASS:João Pinheiro
Cumprimentos,do seu aluno do 6ºc!

PG disse...

Olá João,

Ainda bem que o site te agradou. Para te dar dicas para construires o teu próprio site é preferível que seja na escola, não é fácil fazê-lo aqui.

Depois falamos nas aulas. Até lá!