Minerais

Os minerais são essenciais na nossa alimentação mas, como acontece com as vitaminas, necessitamos deles apenas em pequenas quantidades. Há uma grande variedade de minerais nos alimentos que ingerimos. Todos eles são importantes mas desempenham diferentes funções no nosso organismo. Uns, como o cálcio ou o ferro, têm principalmente uma função plástica (são utilizados como materiais de construção e renovação do corpo), outros, como o flúor ou o potássio, têm especialmente uma função reguladora/protetora.

Eis alguns exemplos:

a) Cálcio - é utilizado na formação dos ossos, dentes e unhas.


b)Flúor - tem uma importante função protetora dos dentes contra a cárie dentária.

4 comentários:

Anónimo disse...

Vejo que sou a primeira a comentar esta etiqueta! E o meu comentário é: Continue assim que o video tá mt fixe,e nunca deixe de pôr coisas fixes como o stor!



J.F do 6ºI

Anónimo disse...

Olá prof. Paulo este vidio ajudou-me muito, gostei muito dele...
Bruno 6ºf nº2

Anónimo disse...

O vídeo não apareceu e o mineral que eu preciso a resposta e essa:SÃO ELEMENTOS OU SUBSTANCIAS QUÍMICAS,QUE POR MEIO GEOLÓGICO SE FORMARAM OU CONTINUARAM AO REDOR DO PLANETA.
Para vocês sabem existe 2 exemplos de minerais.O mineral que você fala e esse uqe eu falei.
Obrigada.

PG disse...

Os vídeos foram desativados, é pena. Terei mais tarde que os substituir. Mineral é de facto um tipo de substância que ocorre na natureza e que entra na composição das rochas. Porém, em doses muito pequenas, os minerais são também necessários na nossa alimentação. Eles têm funções construtoras, como é o caso do cálcio, ou protetoras, como o flúor.