Eis alguns exemplos:
1. O intestino delgado dos mamíferos herbívoros é comparativamente mais longo que o dos omnívoros. Os carnívoros apresentam o intestino delgado mais curto. Isto deve-se ao facto das plantas serem menos nutritivas e de mais difícil digestão do que os alimentos de origem animal. Elas têm de permanecer mais tempo no tubo digestivo a fim de serem completamente digeridas e posteriormente absorvidas.
Comparação entre os sistemas digestivos de dois mamíferos (herbívoro e carnívoro). |
2. Alguns mamíferos herbívoros, como a vaca ou o veado, são designados de ruminantes. Os ruminantes têm estômago composto formado por quatro cavidades: pança, barrete, folhoso e coalheira.
Estes animais engolem os alimentos rapidamente para a pança sem os mastigar. Mais tarde, quando estão em repouso, fazem voltar os alimentos à boca passando primeiro pelo barrete. Na boca, os alimentos são lentamente mastigados e insalivados (ruminação). Forma-se o bolo alimentar que é deglutido, passando para o folhoso e depois para a coalheira (onde existe um suco digestivo bastante ativo). A digestão é completada no intestino.
Percurso do alimento no estômago composto de um ruminante. |
3. O esófago das aves granívoras tem uma dilatação, o papo. O seu estômago está dividido em dois compartimentos: proventrículo e moela.
Os grãos (sementes) são engolidos inteiros e ficam armazenados no papo onde são amolecidos. Passam depois para o proventrículo onde são sujeitos à ação do suco gástrico. Seguem mais tarde para a moela onde são triturados. A digestão termina no intestino.
Sistema digestivo de uma ave granívora. |
4 comentários:
Professor Paulo,nós não demos o sistema digestivo dos animais! ??? Bem,eu por aqui já percebo alguma coisa,pois está sempre muito bem organizado! Parabéns! ass:Jéssica Filipa nº10 6ºI
A tua turma ainda não deu esta matéria, ela não sai para o teste de 9 de Novembro.
Ok
Enviar um comentário