Polinização


Anteras com grãos de pólen.

Como sabes, é nas flores das plantas que se encontram os seus órgãos reprodutores. Para se originarem novas plantas é necessário que ocorra uma série de acontecimentos, o primeiro dos quais é a polinização: passagem dos grãos de pólen, formados nas anteras dos estames (órgãos reprodutores masculinos), para os estigmas dos carpelos (órgãos reprodutores femininos).







Há vários tipos de polinização. Observa a imagem:
Tipos de polinização.

1) Autopolinização: os grãos de pólen são transferidos dos estames para os carpelos da mesma flor (situação A) ou para carpelos de diferentes flores da mesma planta (situação B). 


2) Polinização cruzada (C): os grãos de pólen são transferidos dos estames de uma flor para os carpelos de outra flor de outra planta da mesma espécie.

A polinização cruzada é a que ocorre mais frequentemente na natureza e é mais vantajosa para as espécies porque origina jovens plantas mais vigorosas, dado que estas resultam da recombinação de  "projetos de construção" de duas plantas diferentes (embora da mesma espécie). Em certas espécies a autopolinização é evitada pelo facto de os estames e os carpelos de uma mesma flor amadurecerem em momentos desfasados no tempo.




Como se realiza a transferência do pólen desde as anteras dos estames até aos estigmas dos carpelos?

Esta transferência é assegurada pelos agentes polinizadores.
No continente europeu os principais agentes polinizadores são insetos (abelhas, borboletas, certas espécies de escaravelhos e outros), o vento e a gravidade (nas situações em que as anteras se situam acima dos estigmas de uma mesma flor). Noutras regiões do planeta existem também espécies de aves (como os colibris) e de morcegos que contribuem para a polinização.

Os animais que visitam as flores para se alimentarem de pólen e néctar (líquido adocicado) transportam inadvertidamente os grãos de pólen no seu corpo de flor em flor. Trata-se de um trabalho de equipa em que plantas e animais saem beneficiados! Este processo é facilitado por muitas espécies de plantas: ao desenvolverem flores de cores vistosas e fortes aromas elas são mais facilmente detetadas pelos animais que as visitam.

Para terminar, como não podia deixar de acontecer, deixo-te um belíssimo vídeo que ilustra na perfeição estes momentos. Magnífica, esta natureza!




sadf

5 comentários:

Anónimo disse...

Olá professor!
As plantas também tem clorofila ou são as folhas ou as flores? Mas o que eu queria perguntar realmente é se os frutos tem clorofila!?
Ana Pereira
6ºH-Nº7

PG disse...

Olá Ana!

Depende. Há muitas plantas que possuem clorofila nas folhas e nos caules. Estas geralmente são tenras e o seu caule tem cor verde. As outras, aquelas cujo caule é duro, lenhoso, de cor castanha, só possuem clorofila nas suas folhas.
Também acontece que em algumas espécies a clorofila fica "escondida" por outros pigmentos. É o caso por exemplo das plantas cujas folhas têm cor avermelhada ou amarelada.

A clorofila não está geralmente presente nas flores embora isso possa acontecer em determinadas espécies (exemplo: certas orquídeas).

Anónimo disse...

Olá...
Eu gostaria de saber quais as vantagens de uma polinização cruzada para uma lavoura????

PG disse...

A vantagem da polinização cruzada é obter plantas mais vigorosas e saudáveis, tal como acontece na natureza.

snake eyes disse...

Sao perguntas pertinentes, estas destes alunos! Bem eslarecido!