Fecundação

Os grãos de pólen que são transferidos dos estames para os carpelos aderem aos seus estigmas pelo facto de neles existir um líquido pegajoso, rico em açúcares. Este líquido promove nos grãos de pólen a formação de um tubo, tubo polínico, que transporta dois gâmetas masculinos. O tubo polínico vai descendo através do estilete em direção a um óvulo no ovário. Observa a imagem:
Formação do tubo polínico.


Podes também ver, neste vídeo feito ao microscópio, a formação de tubos polínicos a partir de grãos de pólen.



Ao chegar ao ovário, o tubo polínico penetra o óvulo e liberta no seu interior os gâmetas masculinos. Como consequência, vão acontecer duas diferentes fecundações:

1) Um dos gâmetas masculinos une-se ao gâmeta feminino, contido no óvulo, originando um ovo (zigoto). Esta célula, por divisão, vai dar origem a um embrião de uma nova planta.

2) O outro gâmeta masculino vai fecundar uma outra célula do óvulo dando origem à célula-mãe das substâncias de reserva. Esta, por divisão, é responsável pela formação das substâncias de reserva contidas na semente.

Cada óvulo, após esta dupla fecundação, vai dar origem a uma semente. É isto que poderás observar nesta pequena mas excelente animação:




2 comentários:

Anónimo disse...

Olá professor!
O tubo polínico desenvolve-se rapidamente (logo que as células sexuais masculinas chegam ao estame) ou demora algum tempo? Mais ou menos quanto? Isso varia de espécie para espécie?
Ana Pereira
6ºH-Nº7

PG disse...

Olá Ana!

Depende de vários fatores como humidade, temperatura e claro da espécie em causa. Geralmente o tempo varia entre 1 e 5 horas.