Trocas de gases entre as plantas e a atmosfera

Como vimos, as plantas, ao realizarem a fotossíntese, captam água com sais minerais dissolvidos do solo, dióxido de carbono do ar atmosférico e libertam oxigénio. Ao mesmo tempo produzem o seu alimento que é levado às células (seiva elaborada). A fotossíntese está dependente da luz solar, as trocas de gases que ocorrem durante este processo só ocorrem durante a fase diurna.

Quando realizam a fotossíntese, as plantas absorvem dióxido de carbono e libertam oxigénio.


Contudo, as plantas realizam também outras funções como por exemplo a respiração (tal como as células dos animais, também as das plantas necessitam de energia para sobreviver). Queres recordar a respiração celular? Então entra aqui.

Por isso, ao mesmo tempo que realizam a fotossíntese, as plantas também respiram e portanto também gastam oxigénio e libertam dióxido de carbono. A respiração nas plantas ocorre durante as 24 horas do dia.

Ao respirarem, as plantas absorvem oxigénio e libertam dióxido de carbono.

Põem-se então a questão: as plantas produzem ou gastam oxigénio do ar, captam ou libertam dióxido de carbono para a o ar? Dado que a fotossíntese ocorre de uma forma muito mais intensa que a respiração, então conclui-se que, em termos de balanço, as plantas são de facto produtoras de oxigénio para a atmosfera e absorvem o seu dióxido de carbono. Podemos portanto afirmar que os espaços verdes são um contributo fundamental na renovação da qualidade do ar.

Enquanto realizam a fotossíntese e a respiração, as plantas libertam ainda vapor de água para a atmosfera através da transpiração. Tal como a respiração, esta ocorre ao longo de todo o dia.

Trocas gasosas entre a planta e a atmosfera (as setas que apontam os gases durante a fotossíntese são maiores que as restantes de modo a evidenciar a maior intensidade das trocas gasosas durante este processo).


......................



Em termos de conclusão temos:


Na fotossíntese (durante a exposição solar):

A planta recebe: dióxido de carbono
A planta liberta: oxigénio

Na respiração (ao longo de todo o dia):

A planta recebe: oxigénio
A planta liberta: dióxido de carbono

Na transpiração (ao longo de todo o dia):

A planta liberta: vapor de água



kjhkjhkjhkjh

9 comentários:

Anónimo disse...

ta mt fixe stor


ass:jessica 6ºI nº10

Anónimo disse...

Olá professor!
De dia as plantas fazem fotossíntese e de noite não. De noite elas alimentam-se das substancias de reserva, não é!?
E quando está a chover, nem sempre há sol elas também se alimentam de substancias de reserva ou conseguem fazer fotossíntese?
Ana Pereira
6ºH-Nº7

PG disse...

Olá Ana!

Vou tentar satisfazer a tua curiosidade:

1) A fase da fotossíntese mais importante ocorre de dia, é nesse período que as plantas libertam oxigénio para a atmosfera. No entanto os processos continuam a ocorrer durante a noite.

2) Uma vez produzida a matéria orgânica durante a fotossíntese ela vai ser dissolvida em água e vai entrar em circulação pela planta (seiva elaborada), logo o alimento vai chegando lentamente a todas as sua células.Não há portanto necessidade de elas recorrerem às sua substâncias alimentares de reserva.

3) Mesmo quando chove há luz, embora difusa, e isso chega para que as plantas realizem a fotossíntese (mesmo que esta não seja tão intensa).

Gostei das tuas questões. Espero ter satisfeito a tua curiosidade!

Anónimo disse...

O que é absorvido pela camada de ozônio?


-Gabriela A.

PG disse...

É parte da radiação UV solar.

Unknown disse...

Alguém me pode ajudar nesta pergunta. Explicar de q forma as plantas contribuem para a qualidade do ar atmosférico

PG disse...

Olá Unknown,

Além de produzirem oxigénio, fundamental na respiração dos seres vivos, as plantas absorvem dióxido de carbono da atmosfera contribuindo assim para a diminuição do efeito de estufa responsável pelo aquecimento global.

Anónimo disse...

ola eu queria saber qual a relaçao entre as trocas gasosas e a renovação de ar atmosferico

PG disse...

Uma vez que nas plantas a fotossíntese é um processo muito mais ativo do que a respiração, elas libertam oxigénio para o ar e absorvem dióxido de carbono da atmosfera e portanto contribuem para a renovação do ar atmosférico.