Importância das plantas

As plantas são a base de sustentação da vida na Terra. São elas que, juntamente com as algas, produzem o oxigénio necessário à respiração dos seres vivos. Ao transformarem a matéria mineral em matéria orgânica, através da fotossíntese, as plantas estão na base das cadeias alimentares. De uma forma direta ou indireta fornecem o alimento aos animais (incluindo o Homem).
Importância das plantas para o mundo vivo.


Além de constituírem uma fonte de alimento para os seres vivos, as plantas são uma fonte de matérias primas para as mais variadas indústrias. O algodoeiro e o linho são exemplos de plantas essenciais para a indústria têxtil.

Muita da roupa que usas é feita de fibra de algodão.


A madeira das árvores é utilizada em múltiplas aplicações: construção de casas, barcos, mobiliário e muitos outros utensílios domésticos. A cortiça, extraída do sobreiro, é utilizada não só no fabrico de rolhas mas também de embalagens e na construção civil.

As rolhas são utilizadas para engarrafar vinhos e outras substâncias líquidas.



Há uma infinidade de outras importantes utilizações das plantas pelo Homem que poderiam ser referidas. Uma das mais importantes está relacionada com a indústria farmacêutica, uma vez que muitas espécies têm importantes propriedades medicinais. Podes ver, neste vídeo, um bom exemplo:



lkj

48 comentários:

Anónimo disse...

Ótimo resumo sobre a importância das plantas para o mundo vivo. A partir dele podemos nos aprofundar mais e conhecer melhor estas formas de vida tão essenciais e muitas vezes desprezadas.

Martina disse...

Belo resumo, ajudou - me num trabalho que vou entregar amanhã, obrigado a sério!

PG disse...

Fico contente por ter sido útil. O site está à vossa disposição!

Bom trabalho.

Ivo disse...

Poderiam fazer um resumo que respondesse à seguinte pergunta: Qual a importância das plantas para a evolução da sociedade?

PG disse...

As plantas foram fundamentais na evolução da sociedade em imensos aspetos que não caberiam num comentário como este. No entanto deixo-te algumas pistas: passagem das sociedades caçadoras / recoletoras, nómadas, para sociedades sedentárias baseadas na agricultura (depois da domesticação de espécies de plantas); aumento da esperança de vida das populações humanas a partir da utilização de plantas medicinais,...

Anónimo disse...

Gostei de ter visto a importância das plantas porque ajudou-me num trabalho. Sobre a importância das plantas.

Raquel disse...

Muito obrigada... ajudou me imenso num trabalho que tenho de entregar amanha... :)

Anónimo disse...

obrigado me ajudou muito ;D

Anónimo disse...

MUITO OBGD!

Anónimo disse...

Foi de grande valia tudo o que foi passado sobre as plantas. Fiz um ótimo trabalho!!!

Unknown disse...

Muito legal!!Meajudou muito!

PG disse...

Olá a todos,

Agradeço os vossos comentários. Fico contente por vos ter sido útil.

Anónimo disse...

me ajudou muito!meu trabalho de escola ficou otm!espero tirar um 10!!

Anónimo disse...

Ficou bom tomara que eu tire um 5 valendo 5

Anónimo disse...

Muito bonito deu jeito para um trabalho de ciências

Anónimo ferrari

Anónimo disse...

Me ajudou em um trabalho meu também

Anónimo disse...

Me ajudou em meu trabalho de ciências pra amanhã

Anónimo disse...

me ajudou muito no meu trabalho è para eu entregar amanha

Anónimo disse...

muito bom esse assunto

Anónimo disse...

Resulmo show!! Me ajudou bastante :)

Anónimo disse...

Resulmo show de bola me ajudou bastante .

Unknown disse...

muito bom este texto que me ajudou no trabalho de ciencias.

Emmily Ferreira disse...

Perfeito!! Por causa dessas informações, passei na prova do colegio ;)

Unknown disse...

muito bom, ajudou bastante. amanha tenho teste e sinto-me muito mais confiante! obrigada.

Anónimo disse...

Sou de Angola-luanda,muito obrigada...

Anónimo disse...

Fiquei muito contente por saber que a planta é um dos melhores do mundo.
Ela nos traz o oxigénio completo.

Anónimo disse...

Obrigada 💕💕💕💕💕💕💕💕

Anónimo disse...

Muito bom! Me ajudou muito! Consegui fazer toda a tarefa de casa! Obrigada!

Rosy disse...

ótimo mesmo!Ajudou-me demais no trabalho que estou ajudando meu filho fazer, ele está no 4º ano e pude aproveitar muitas coisas.

Anónimo disse...

Muito obrigado porque vai. Me ajudar muito

Unknown disse...

Foi uma aula inteira. Gostei de ver

Anónimo disse...

Tenho um trabalho a fazer.



Anónimo disse...

gostei do site parabéns ao autor/a

Unknown disse...

boa tarde tudo bem sera que me podem dizer qual e a importancia alimentar das plantas

PG disse...

Olá Cainara,

Desculpa mas não percebi muito bem a tua pergunta: qual é a importância dos alimentos para as plantas ou qual a importância das plantas como alimentos para os animais e para o ser humano?

Anónimo disse...

Esta muito bom ajudou me num trabalho
Quem fez este trabalho digo que esta excelente bom trabalho

Anónimo disse...

Parabéns ao auto\autora

Anónimo disse...

Obrigada autor\autora por fazeres este trabalho que ajudou muita gente
Muitos parabéns
Está excellente

Anónimo disse...

Muito bom o resumo,deu para entender

Anónimo disse...

Olá, preciso tirar uma dúvida URGENTE, Por que as plantas são fundamentais para a existência de outros organismos?

PG disse...

Porque, como diz o post, as plantas estão na base das cadeias alimentares e são ainda produtoras de oxigénio.

fernanda silva disse...

Muito bom me ajudou bas tanter com a mina atividade

Geraldo Danillo da AJAC-CC disse...

Afinal sem as plantas também Não devíamos ser o que somos
Porque Quase tudo o que queremos e o que temos vem das plantas

Geraldo Danillo da AJAC-CC disse...

Afinal sem as plantas também Não devíamos ser o que somos
Porque Quase tudo o que queremos e o que temos vem das plantas

Anónimo disse...

O site ajudou me muito num trabalho de ciências!!!! Obrigada

Unknown disse...

belo resumo.

Anónimo disse...

obrigado

Unknown disse...

Site muito bom obrigado ajudou na trabalho da agora de ciências Geralda madjinbi