Importância das plantas

As plantas são a base de sustentação da vida na Terra. São elas que, juntamente com as algas, produzem o oxigénio necessário à respiração dos seres vivos. Ao transformarem a matéria mineral em matéria orgânica, através da fotossíntese, as plantas estão na base das cadeias alimentares. De uma forma direta ou indireta fornecem o alimento aos animais (incluindo o Homem).
Importância das plantas para o mundo vivo.


Além de constituírem uma fonte de alimento para os seres vivos, as plantas são uma fonte de matérias primas para as mais variadas indústrias. O algodoeiro e o linho são exemplos de plantas essenciais para a indústria têxtil.

Muita da roupa que usas é feita de fibra de algodão.


A madeira das árvores é utilizada em múltiplas aplicações: construção de casas, barcos, mobiliário e muitos outros utensílios domésticos. A cortiça, extraída do sobreiro, é utilizada não só no fabrico de rolhas mas também de embalagens e na construção civil.

As rolhas são utilizadas para engarrafar vinhos e outras substâncias líquidas.



Há uma infinidade de outras importantes utilizações das plantas pelo Homem que poderiam ser referidas. Uma das mais importantes está relacionada com a indústria farmacêutica, uma vez que muitas espécies têm importantes propriedades medicinais. Podes ver, neste vídeo, um bom exemplo:



lkj

13 comentários:

Anónimo disse...

Ótimo resumo sobre a importância das plantas para o mundo vivo. A partir dele podemos nos aprofundar mais e conhecer melhor estas formas de vida tão essenciais e muitas vezes desprezadas.

Martina disse...

Belo resumo, ajudou - me num trabalho que vou entregar amanhã, obrigado a sério!

PG disse...

Fico contente por ter sido útil. O site está à vossa disposição!

Bom trabalho.

Ivo disse...

Poderiam fazer um resumo que respondesse à seguinte pergunta: Qual a importância das plantas para a evolução da sociedade?

PG disse...

As plantas foram fundamentais na evolução da sociedade em imensos aspetos que não caberiam num comentário como este. No entanto deixo-te algumas pistas: passagem das sociedades caçadoras / recoletoras, nómadas, para sociedades sedentárias baseadas na agricultura (depois da domesticação de espécies de plantas); aumento da esperança de vida das populações humanas a partir da utilização de plantas medicinais,...

Anónimo disse...

Gostei de ter visto a importância das plantas porque ajudou-me num trabalho. Sobre a importância das plantas.

Raquel disse...

Muito obrigada... ajudou me imenso num trabalho que tenho de entregar amanha... :)

Anónimo disse...

obrigado me ajudou muito ;D

Anónimo disse...

MUITO OBGD!

Anónimo disse...

Foi de grande valia tudo o que foi passado sobre as plantas. Fiz um ótimo trabalho!!!

Ana Castelani disse...

Muito legal!!Meajudou muito!

PG disse...

Olá a todos,

Agradeço os vossos comentários. Fico contente por vos ter sido útil.

Anónimo disse...

me ajudou muito!meu trabalho de escola ficou otm!espero tirar um 10!!