A grande e a pequena circulação

Sistema circulatório humano.

Quando o sangue percorre o corpo realiza duas diferentes viagens: uma curta entre o coração e os pulmões - a pequena circulação (circulação pulmonar) -, e uma longa entre o coração e todo o resto do corpo - a grande circulação (circulação sistémica).



Nas representações do sistema circulatório o sangue rico em oxigénio - sangue arterial – aparece a vermelho e o sangue rico em dióxido de carbono – sangue venoso – aparece a azul. Na realidade não é assim, há apenas uma ligeira diferença no tom: o sangue arterial é vermelho vivo e o venoso é vermelho escuro. Esta diferença não é muito evidente, daí a opção pelas duas cores.












Para compreenderes bem a circulação sanguínea observa o vídeo:


Percurso do sangue na pequena circulação:

Ventrículo direito  artéria pulmonar  pulmões (ocorre a hematose pulmonar e o sangue venoso passa a arterial)  veias pulmonares  aurícula esquerda;



Percurso do sangue na grande circulação:

Ventrículo esquerdo  artéria aorta  diferentes partes do organismo (sangue arterial fornece oxigénio às células e recebe dióxido de carbono passando a venoso)  veias cavas  aurícula direita;

10 comentários:

Anónimo disse...

Stor,o teste do 6ºI vai ser mesmo pequeno! E ainda por cima,a matéria é muito fácil. De certeza que ninguém vai tirar negativa!


Bjs da Jéssica Filipa
nº10
6ºI

PG disse...

Espero que sim!

Anónimo disse...

Professor estava a fazer uma ficha para treinar para o teste e surgiu-me uma dúvida!A pergunta era: em que vasos sanguíneos circula o sangue arterial? E o sangue venoso? Surgiu-me a dúvida porque o sangue muda de vasos na pequena circulação! O meu primeiro instinto foi responder arterial nas artérias e venoso nas veias mas depois pensei mais um pouco e na pequena circulação o sangue venoso circula nas artérias e o arterial nas veias.(E ainda á aquela questão dos capilares) Pedia que me explica-se a resposta a esta pergunta.
Bj Joana Oliveira nº:12 6ºI

PG disse...

olá Joana!

O sangue arterial circula em artérias e veias, assim como o sangue venoso. As palavras artéria e veia induzem em erro! As artérias levam o sangue do coração para as restantes partes do corpo e as veias trazem o sangue de volta ao coração. Há artérias que levam sangue arterial, como a artéria aorta, mas também artérias, como a pulmonar que levam sangue venoso. o mesmo se passa com as veias: podem transportar sangue venoso mas também arterial.
Nos vasos capilares o sangue arterial passa a venoso quando se dão as trocas entre o sangue e as células ou de venoso a arterial se as trocas acontecerem entre o sangue e o ar alveolar (hematose pulmonar).
Espero ter esclarecido as tuas dúvidas!

Só umas pequenas correções: ...há... em vez de á e explicasse em vez de explica-se...

Bom estudo!

Anónimo disse...

Professor,estou ansiosa por receber o teste de ciencias...tou mt nervosa por a nota!

Jéssica nº10 6ºI

Anónimo disse...

bom dia professora! eu tenho que fazer um trabalho que só falta uma foto da pequena circulação com os nomes das partes e o seu caminho e da grande circulçao e por ventura nao encontrei em lugar algum por favor me ajude ! agradeço a compreenção! beijos!

PG disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
PG disse...

Olá anónimo(a)!

Tenho pena mas não tenho como te ajudar. Não tenho forma de te enviar o material que desejas. Talvez possas usar as imagens de um livro (o teu manual?) para fazeres decalque. De qualquer forma desejo-te bom trabalho.

Só mais uma pequena nota: sou professor e não professora!

Anónimo disse...

Agora vou fazer eu o meu teste estou nervosa, mas esta materia é fácil vou ter boa nota. Eu sei de cor a grande e a pequena circulação:-)!

Anónimo disse...

Tive 100℅ no teste.Eu disse que sabia de cor a grande e a pequena circulacao:-)!