Relação entre o sistema digestivo e o regime alimentar dos vertebrados

O sistema digestivo dos animais está relacionado com o seu regime alimentar. Nem todos os vertebrados têm um sistema digestivo semelhante ao humano (regime alimentar omnívoro).

Eis alguns exemplos:

1. O intestino delgado dos mamíferos herbívoros é comparativamente  mais longo que o dos omnívoros. Os carnívoros apresentam o intestino delgado mais curto. Isto deve-se ao facto das plantas serem menos nutritivas e de mais difícil digestão do que os alimentos de origem animal. Elas têm de permanecer mais tempo no tubo digestivo a fim de serem completamente digeridas e posteriormente absorvidas.

Comparação entre os sistemas digestivos de dois mamíferos (herbívoro e carnívoro). 


2. Alguns mamíferos herbívoros, como a vaca ou o veado, são designados de ruminantes. Os ruminantes têm estômago composto formado por quatro cavidades: pança, barrete, folhoso e coalheira.

Estes animais engolem os alimentos rapidamente para a pança sem os mastigar. Mais tarde, quando estão em repouso, fazem voltar os alimentos à boca passando primeiro pelo barrete. Na boca, os alimentos são lentamente mastigados e insalivados (ruminação).  Forma-se o bolo alimentar que é deglutido, passando para o folhoso e depois para a coalheira (onde existe um suco digestivo bastante ativo). A digestão é completada no intestino.

Percurso do alimento no estômago composto de um ruminante.


3. O esófago das aves granívoras tem uma dilatação, o papo. O seu estômago está dividido em dois compartimentos: proventrículo e moela.

Os grãos (sementes) são engolidos inteiros e ficam armazenados no papo onde são amolecidos. Passam depois para o proventrículo onde são sujeitos à ação do suco gástrico. Seguem mais tarde para a moela onde são triturados. A digestão termina no intestino. 

Sistema digestivo de uma ave granívora.


4 comentários:

PG disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Professor Paulo,nós não demos o sistema digestivo dos animais! ??? Bem,eu por aqui já percebo alguma coisa,pois está sempre muito bem organizado! Parabéns! ass:Jéssica Filipa nº10 6ºI

PG disse...

A tua turma ainda não deu esta matéria, ela não sai para o teste de 9 de Novembro.

Anónimo disse...

Ok