Absorção digestiva

Os alimentos, depois da digestão terminada, encontram-se sob a forma de partículas de pequeníssima dimensão. Estas partículas serão, em seguida, absorvidas para o sangue - absorção digestiva.


O intestino delgado é a principal área de absorção dos nutrientes. Esta ocorre numas estruturas chamadas vilosidades intestinais. As vilosidades intestinais cobrem todo o interior das paredes internas do intestino delgado. A superfície destas estruturas é formada por uma só camada de células, facilitando assim a passagem das partículas alimentares. No interior existem capilares sanguíneos (vasos da espessura de um cabelo) para onde são absorvidos os nutrientes.

Vilosidades intestinais


Para compreenderes melhor este processo observa com atenção o seguinte vídeo:






.........................


Há, no entanto, partículas alimentares que não chegam a ser absorvidas. Estas e outras substâncias,  como as fibras que não chegam a ser digeridas, progridem em direção ao intestino grosso.

Os resíduos alimentares são eliminados sob forma de fezes.



Os resíduos alimentares chegam ao intestino grosso em estado semilíquido. Enquanto transitam pelo intestino grosso, vai sendo absorvida uma grande quantidade do seu conteúdo em água e, após uma série de transformações, dão origem às fezes. Estas são depois eliminadas através do ânus.

8 comentários:

Anónimo disse...

Professor,as imagens e o video estão mt fixes. Continue com um bom trabalho e uma boa forma de demostrar ao alunos a matéria dada nas aulas.


J.F. 6ºI

PG disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Professor Paulo Gandra, 2 coisas o homem que está a falar no video fala tão devagar, e outra coisa eu não consigo entrar no jogo nº3

Anónimo disse...

Professor Paulo,eu já estudei mt para o teste que vamos ter amanhã (9 de Novembro). Estudei 2 FOLHAS INTEIRAS! Mas acho que a matéria vai ser fácil,menos um bocadinho o sistema digestivo...ainda é um bocado difícil saber as etapas. Bem,estou preparada para amanhã. Tudo graças ao meu estudo e ao seu blog,claro! ass:Jéssica Filipa nº10 6ºI

Anónimo disse...

prof. Paulo eu não percebi bem o vídeo.
Bruno 6ºF nº2

PG disse...

Talvez seja mais fácil falarmos sobre isso na aula. É que assim não consigo saber exatamente qual foi a tua dúvida!

cristiana fonseca disse...

professor amanha e o teste e gracas a este blog estou preparada

Anónimo disse...

Professor obrigada pela informação sobre absorção digestiva me tiraste algumas duvidas e estou preparando para o texte final de ciências e me ajudaste ema algumas coisas! Tou preparada para o texte final no dia 2/07/2018- 2 de Julho de 2018