Como são constituídos os alimentos?

A tabela seguinte, apresentada de uma forma simplificada, mostra-te a composição de 100 gramas de cada um seguintes alimentos: batata, ovo, laranja, frango manteiga e ervilhas. Presta atenção:

Podes concluir, a partir da tabela, que por exemplo em 100 gramas de frango temos 19.6 gramas de prótidos, 6.8 gramas de lípidos e por aí em diante. Nota que os valores de algumas substâncias são apresentados em miligramas (mg).



Olhando com atenção para a tabela podemos concluir o seguinte:

a) Os alimentos são constituídos por substâncias como prótidos, lípidos, glúcidos (glícidos ou hidratos de carbono), água e outras. Estas substâncias constituintes dos alimentos chamam-se NUTRIENTES.


b) A quantidade de nutrientes é variável de um alimento para outro.



............................................




TOMA NOTA:

1) OS NUTRIENTES SÃO OS CONSTITUINTES DOS ALIMENTOS.

2) TIPOS DE NUTRIENTES: PRÓTIDOS (proteínas), LÍPIDOS (gorduras), GLÍCIDOS (glúcidos ou hidratos de carbono), VITAMINAS, MINERAIS, FIBRAS, ÁGUA.




............................................


Os nutrientes constituintes de cada alimento são geralmente indicados no rótulo da embalagem onde são vendidos. Se fizeres uma pesquisa nos armários da tua cozinha poderás ficar com uma ideia dos nutrientes que ingeres quando os utilizas na tua alimentação. Queres ver um exemplo?

Rótulo de uma marca de chocolate em pó para dissolver no leite. 

8 comentários:

Anónimo disse...

Professor,o que é a Niacina?E o Ácido Fólico? São ambos vitaminas? Ambos são o que contem cada alimento com vitaminas? Não fique confuso,se ficar,as minhas desculpas.
Mas duvidas são duvidas,não é?


J.F

PG disse...

Niacina e ácido fólico são vitaminas: a niacina é também conhecida por vitamina B3 ou PP e o ácido fólico é também designado por vitamina B9.

Só mais um apontamento:

... dúvidas ...

Anónimo disse...

Dúvidas (Sempre o mesmo erro) Eu sou cá uma distraída!

Anónimo disse...

qual é a conclusão sobre como são constituidos os alimentos?

PG disse...

Os alimentos são constituídos por substâncias chamadas nutrientes. Se estiveres atento(a) encontras a resposta na própria lição!

Anónimo disse...

professor sou a olinda do 6h aquela questao da sala de aula que eu perguntei sobre a melancia e a laranja qual delas é que tem mais águal lembra-se pronto ja tenho a resposta a melancia tem 92% e a laranja tem 85.1%

PG disse...

Boa, bom trabalho da tua parte!

PEDRO F disse...

aquela questao da sala de aula que eu perguntei sobre a melancia e a laranja qual delas é que tem mais águal lembra-se pronto ja tenho a resposta a melancia tem 92% e a laranja tem 85.1%


PEDRO FREITAS